quarta-feira, 25 de maio de 2016

Melhorar autonomia da bateria no Android

Aparelhos com as versões mais recentes do Android, principalmente após as versões Lollipop (Android 5) e Marshmallow (Android 6), tem reduzido a autonomia de bateria de aparelhos que receberam estas atualizações.


Nesse post, vou tentar ajuda-los com configurações simples que melhoram a autonomia de bateria do aparelho, e no meu caso dobrou a autonomia do meu Nexus 5.

1 - Configuração de brilho

Telas grandes de alta resolução e cobres vibrantes drenam sua bateria como um furo grande em um balde.
Quando você menos espera vem o alerta de bateria baixa!!!
Configurar o brilho em um nível mais baixo economizará sua bateria.
Para os casos de pessoas que usam o smartphone em locais com luminosidades diferentes, ainda aconselho a ligar a função de brilho adaptável, assim quando você mudar para um ambiente com maior luminosidade (principalmente uma área externa durante o dia) ao aparelho se ajustará automaticamente.


<    2 -  Configuração de tempo de espera da tela

Se a ela consome bastante da sua bateria, porque deixa-la ligada sem necessidade?  
Pensando dessa forma que oriento a você a configurar essa opção de acordo com o tempo que lhe fique confortável, tentando que este seja o menor possível.
Eu uso 30 segundos, mas por exemplo, minha esposa não se adapta com menos de 1 minuto


<    3 -  Configuração de atividade do Wi-Fi

Conexões sem fio também consomem bastante energia, principalmente quando o sinal está muito fraco.
Tente manter sempre seu roteador por perto, isso já ajuda um pouco.
Fora a localização do roteador, deixar o wifi ligado sem necessidade ou onde não tem roteadores pode consumir sua preciosa bateria sem necessidade.
Então, acesse as configurações avançadas do Wi-Fi e desligue a notificação de rede e em manter Wi-Fi durante inatividade coloque somente quando conectado.


<    4 -  Bluetooth

Lembrando que conexões sem fios consomem muito, não deixe seu Bluetooth ligado a toa.

      5 - Localização (GPS)

Acho que esse item é o maior bicho papão de bateria da historia dos dispositivos móveis. Talvez, o consumo de energia de um aparelho usando GPS seja maior que de um aparelho jogando um jogo de ultima geração. Quem nunca pegou o smartphone depois de uma viagem usando o Waze e percebeu que ele estava fervendo?!?
A má configuração do modo de localização aumenta ainda mais o consumo desnecessário (para a maioria das pessoas) do seu aparelho.
Aqui temos duas configurações validas, Economia de bateria e Somente no dispositivo.
A Economia de bateria tende a usar menos energia porem desabilita a localização de pontos Wi-Fi a sua volta (bug dos Androids mais novos, na minha opinião) e o Somente no dispositivo também economiza bateria, porém permite localizar pontos de acesso Wi-Fi a sua volta.

Agora se você tem bateria em excesso e que ver seu aparelho gastar que nem um motor 6 canecos tuchando o pé no acelerador, coloque a configuração de Localização em Alta precisão, ele vai usar o GPS, o Wi-Fi, o Bluetooth e a Rede de Celular (3G ou 4G) para determinar sua localização.


Se você tem mais alguma dica para economizar bateria em smartphones com Android, compartilhe conosco nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário