Uma ótima alternativa gratuita para ter um servidor DLNA em seu notebook, PC ou ainda servidor NAS é o programa PLEX.
Nesse post explicarei como funciona o PLEX e porque ele é um dos melhores programas para organizar seus filmes, séries de TV e músicas e ainda compartilha tudo por rede DLNA.
O PLEX é um conjunto de software que lhe permite organizar e compartilhar suas mídias em rede a partir de um servidor PLEX , seja por DLNA ou com outros dispositivos com o aplicativo PLEX instalado.
O servidor para Windows é gratuito e fácil de instalar. E pode ser baixado no link: http://adf.ly/rCL1m
Outros dispositivos como o PLEX for Android, ou o PLEX for Windows são pagos, mas não são obrigatórios para acessar seu servidor.
Tem ainda o caso de dispositivos que vem com um aplicativos dedicado ao acesso do servidor PLEX, como é o caso de algumas Smart TVs, Home Theaters e etc. Fiz o teste no aplicativo MEDIA LINK em duas Smart TVs da LG (modelos 42LV5500 (2011) e 42LM6400 (2012)) e funcionam muito bem inclusive em transferências de filmes 3D Full HD.
A instalação num primeiro momento é mais trabalhosa do que complicada, mas nada que você vá perder mais de 10 minutos para configurar.
Abaixo o passo a passo com fotos de como configurar seu servidor PLEX:
Baixe o programa PLEX Media Server no link: http://adf.ly/rCL1m
Selecione a opção COMPUTER se estiver usando um computador ou notebook. A opção NAS é para servidores de rede padrão NAS.
Após o download e instalação que comum de programas para Windows, abra o servidor PLEX.
Logo que iniciado pela primeira vez, o programa abrirá um janela do navegador padrão (meu caso Internet Explorer) com a tela de configuração.
Se isso não ocorrer, abra a janela de gerenciamento clicando com o botão direito do mouse no ícone do PLEX e selecionando a opção Open Media Manager...
O processo de configuração do PLEX Media Server começa com a aprovação do termos de uso. Depois você deverá nomear seu servidor. Se não quiser alterar, ele manterá com o nome do computador
Na tela seguinte você adicionará sua biblioteca de mídias que deseja compartilhar.
Clique em ADD LIBRARY e selecione o tipo de mídia.
Como exemplo, configuraremos agora a parte de filmes. Selecione Filmes, e depois escolha o nome da biblioteca e em que idioma deseja ver a sinopse das mídias.
Ao clicar em seguinte, você deverá selecionar a pasta onde estão as mídias que você vai compartilhar. No nosso caso aqui, os filmes.
Observe bem se a pasta selecionada está com o endereço correto. Depois clique em ADD LIBRARY.
Na próxima janela, você terá a opção ode adicionar canais de mídia online ao servidor, por exemplo o canal do site de vídeos VIMEO.
Para adicionar um canal basta clicar nele nesta tela e depois clicar em INSTALL
E assim termina a configuração inicial do servidor PLEX.Para que o servidor encontre os Metadados (Sinopse, capa e etc.) das mídias, é necessário que eles estejam nomeados conforme padrões abaixo:
- Filmes:
Nome (Data de lançamento).extensão, exemplo: The Explendables 3 (2014).mp4
- Séries de TV
Nome da Série numero da temporada(SXX) e numero do episodio(EXX).extensão, exemplo: The Simpsons s01e01.mp4
- Musicas
Pasta com o nome da banda contendo uma pasta com o nome do álbum com as musicas nomeadas dentro.
Exemplo:
Exemplo da tela principal da janela de gerenciamento do PLEX Media Server.
O programa disponibiliza o acesso em dispositivos com aplicativos PLEX, para TVs LG com o aplicativo MEDIA LINK, transmissão via Chromecast com dispositivos compatíveis e para dispositivos na rede domestica com player DLNA, além de ter um player próprio para abrir as mídias diretamente no navegador do computador ou notebook onde está sendo executado.
Aplicativo PLEX no SmartPhone Android:
Aplicativo Media Link nas Smart TVs LG (Testado nas TVs: 42LV5500, 42LM6400)
Programa da DLNA (SmartShare, mostrado no post http://adf.ly/rGT3k) no Windows:
Player do próprio PLEX no navegador:
Sempre que adicionar alguma mídia ao seu servidor, é necessário que ele seja feita uma atualização da biblioteca, para isso clique com o botão direito do mouse no ícone do PLEX na barra de notificações e selecione Update Library
Caso o PLEX faça uma associação errada de metadados a uma mídia, você pode corrigir manualmente pelo botão Corrigir Correspondência Errada no menu lateral, após clicar na capa do item que está com erro.
Aparecerá as opções de metadados que foram encontrados a partir do nome e data de lançamento que estão no arquivo de mídia
Nos casos em que a associação correta não aparece nesta janela, você pode procurar forçar a procura digitando novamente o nome e data de lançamento da mídia.
Produtos usados nos testes:
- SmartPhone LG, modelo LG G Pro E989;
- All in One LG, modelo 22V240;
- Smart TVs LG, modelos 42LV5500 e 42LM6400;
- Roteador D-Link, modelo DIR-615;
Para mais informações sobre os Programas do PLEX, acesse: http://adf.ly/rGV1Q
Nenhum comentário:
Postar um comentário